A Agência Bay Area Rapid Transit (BART) em San Francisco, nos Estados Unidos, divulgou planos para a compra de 260 novos carros para o metrô, por cerca de US$ 1 bilhão, em maio de 2012. Os novos carros terão aparência moderna, assentos mais fáceis de limpar, sistema digital de informação e sistema completo de ar-condicionado. Os carros estão sendo adquiridos como parte do projeto de substituição de carros da BART, no valor de US$ 3,2 bilhões, que visa a substituir os 669 vagões existentes da agência, muitos dos quais estão em serviço há 40 anos. A Comissão Metropolitana de Transporte (MTC) aprovou uma resolução, em dezembro de 2011, para estabelecer uma estrutura global de financiamento para o projeto e prometeu uma alocação de cerca de US$ 870 para a primeira fase do projeto. A MTC financiará aproximadamente US$ 2,4, ou 75%, do custo total do projeto, enquanto a BART cobrirá os US$ 800 milhões restantes. A BART planeja outorgar um contrato no valor de cerca de US$ 1 bilhão até maio de 2012 para a primeira fase do projeto, que inclui o desenvolvimento de projetos e a aquisição dos primeiros 200 carros. A agência pretende testar dez carros por oito meses no início de 2015, antes de colocá-los em plena produção. Os primeiros carros serão entregues em setembro de 2016; o restante chegará até o fim de 2018. Projetado pela BMW Group Designworks USA, os vagões serão equipados com monitores digitais externos que mostrarão o destino e a cor da rota, com recursos de áudio e vídeo para melhorar a informação aos passageiros. Os novos carros contarão com o recurso de trem de divisão e terão três portas em cada vagão, para tornar mais rápidos os embarques e desembarques. Os carros virão com pisos e assentos mais fáceis de limpar, e também com mais apoios para as mãos e mais assentos prioritários para idosos e pessoas com necessidades especiais. Os conceitos para os carros ainda estão sendo trabalhados e, depois de finalizados, a BART realizará projeto formal, engenharia e prototipagem para refinar ainda mais os conceitos. A BART espera ter 500.000 passageiros por dia até 2035, segundo os números da MTC, o que representa enorme aumento em relação aos atuais 340.000 por dia, e mais capacidade do que os trens atuais podem lidar com conforto.
Fonte: Revista Ferroviária
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