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A Linha 1 da TRENSURB atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. O sistema possui uma extensão total de 33,8 km , entre a Estação Mercado, em Porto Alegre , e a Estação São Leopoldo, no município de São Leopoldo. Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,4 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 2,4 km em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60m de largura. As 17 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km , possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados. Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. A sinalização é dotada de equipamentos necessários para controlar o movimento dos trens em condições de segurança, mediante o Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), "Cabsignal" (CS), Controle de Velocidade dos Trens (ATC) e de Parada Automática dos Trens (ATS). A rede aérea de energia de tração dos trens, em 3.000 volts de corrente contínua, é alimentada pelo conjunto de quatro subestações, 3 cabines de seccionamento e paralelísmo e 4 cabines de paralelismo. A frota é composta por 25 Trens Unidades Elétricas (TUEs), cada um com quatro carros, em aço inoxidável, com ótima iluminação interna, sistema de ventilação e capacidade média para transportar 1.081 passageiros, na taxa de 5,4 pessoas em pé/m2.Nas condições atuais, o sistema opera com circulação máxima de 20 trens por hora e sentido - o equivalente ao transporte de 21.600 passageiros/hora/sentido.
A Linha 1 da TRENSURB atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. O sistema possui uma extensão total de 33,8 km , entre a Estação Mercado, em Porto Alegre , e a Estação São Leopoldo, no município de São Leopoldo. Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,4 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 2,4 km em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60m de largura. As 17 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km , possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados. Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. A sinalização é dotada de equipamentos necessários para controlar o movimento dos trens em condições de segurança, mediante o Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), "Cabsignal" (CS), Controle de Velocidade dos Trens (ATC) e de Parada Automática dos Trens (ATS). A rede aérea de energia de tração dos trens, em 3.000 volts de corrente contínua, é alimentada pelo conjunto de quatro subestações, 3 cabines de seccionamento e paralelísmo e 4 cabines de paralelismo. A frota é composta por 25 Trens Unidades Elétricas (TUEs), cada um com quatro carros, em aço inoxidável, com ótima iluminação interna, sistema de ventilação e capacidade média para transportar 1.081 passageiros, na taxa de 5,4 pessoas em pé/m2.Nas condições atuais, o sistema opera com circulação máxima de 20 trens por hora e sentido - o equivalente ao transporte de 21.600 passageiros/hora/sentido.Fonte: TRENSURB
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