domingo, 1 de novembro de 2009

Novos projetos do Metrô-DF

Novas estações
O metrô de Brasília está em constante expansão. Atualmente, restam apenas três estações no Plano Piloto, uma no Guará, e uma em Taguatinga a serem concluídas. Nesse sentido, em 2009, os moradores da Asa Sul ganharam mais duas estações que estavam em obras desde abril de 2008: 102 Sul, 112 Sul. Importante observar que a estação Estrada Parque, localizada em Águas Claras, já está concluída, e aguarda apenas o adensamento populacional na região para entrar em operação comercial.
As obras em andamento são um passo a mais na conclusão da linha 1 do METRÔ-DF, que liga a Zona Central de Brasília às cidades de Ceilândia e Samambaia, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga. O sistema metroviário do DF, no entanto, não vai parar por aí. Atualmente, os técnicos da Companhia trabalham nos projetos de complementação do traçado inicial da linha, incrementando o trecho de Ceilândia com duas estações e o de Samambaia com mais duas estações. Além disso, o METRÔ-DF finalmente chegará à Asa Norte. A meta é entregar a primeira estação em 2010, localizada nas proximidades do Setor Comercial Norte.
Estação Guará
É uma obra orçada em R$ 30 milhões, com previsão de conclusão para março de 2010. A construção está numa fase inicial, de escavação e fundação, portanto, a mais lenta, em função da complexidade de se construir uma estação totalmente subterrânea em um ponto onde a linha do metrô opera normalmente. Por isso, 25% da obra foi realizada até o momento.
A futura Estação Guará fica a cerca de 900 metros da Estação Feira, uma das mais movimentadas do metrô, em um ponto de fácil acesso tanto ao Guará I quanto ao Guará II. A expectativa inicial de público é de 10 mil usuários/dia. A evolução da região administrativa, com a criação de um centro de comércio e serviços nos arredores da estação, conforme previsto no PDL, deve impactar o movimento no metrô, com um número grande de usuários atendidos.
Além do acesso ao transporte mais eficiente do DF, a conclusão desta obra representará uma mudança na paisagem urbana do Guará. O projeto prevê a construção dos acessos em vidro, bicicletários, entre outros benefícios. A região será totalmente renovada após o término da estação. Outra mudança virá com a adaptação à Via Interbairros, que passará ao lado da linha do Metrô.
Novos trens
O crescimento do metrô de Brasília não será apenas em estações. O aumento no volume diário de usuários – atualmente são aproximadamente 160 mil – revelou a necessidade de expandir a frota atual, de 20 trens. Por isso, a direção da Companhia trabalha na compra de 12 novos trens, com quatro carros cada, para melhorar o serviço.

Fonte: Metrô-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário