quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Edital para estudos de linha que liga Brasília a Luziânia sairá amanhã


Nesta quinta-feira (27) sairá o edital de licitação para contratação de empresas interessadas em fazer o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para levantar a possibilidade de se adaptar a ligação ferroviária entre Brasília, partindo da Rodoferroviária, e Luziânia-GO, na parte sul da Região Metropolitana do Distrito Federal. 
Foto: Acacio Pinheiro/ Cedoc
 

O plano, na verdade, é instalar a Ferrovia Brasília-Anápolis-Goiânia, que aproveitaria os trilhos atualmente destinados apenas a transporte de cargas. A linha entre Brasília e Luziânia-GO é uma das etapas a serem efetivadas e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ser colocado em ação tão logo as obras sejam concluídas.

A readequação dos trilhos para transporte de passageiros é de responsabilidade da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o Comitê Técnico do órgão aprovou a minuta do Termo de Referência para a elaboração do EPVTEA em agosto. A contratação do serviço deveria ter acontecido, no máximo, em novembro, mas houve adiamento e, enfim, será realizada.

A publicação do edital no Diário Oficial assinala o primeiro progresso no acordo feito, em dezembro de 2011, entre GDF, governo de Goiás, Sudeco, ministérios dos Transportes e Integração Nacional, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A expectativa é que os trabalhos se iniciem no primeiro semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário